terça-feira, 7 de abril de 2009

Tutorial: Configurando o FOX

Download

O FOX Toolkit encontra-se disponível para download no endereço www.fox-toolkit.org/download.html. Há sempre quatro versões disponíveis:

- Development snapshot (a versão mais atual disponível - também conhecido como bleeding edge)
- Development (versão em desenvolvimento)
- Stable (versão estável)
- Old stable (versão estável anterior)

Todas as versões estão disponíveis em dois pacotes diferentes: .zip para Windows e .tar.gz para Unix/Linux. Apesar disso, o conteúdo de ambos é exatamente o mesmo. Quem faz a diferença é a preferência do usuário.

O mais recomendado para os usuários comuns/finais é baixar a versão estável. A versão em desenvolvimento é para quem deseja testar bugs, enquanto o snapshot é a versão que está em desenvolvimento ativo, ou seja, é indicada para quem quer contribuir com o FOX ajudando no desenvolvimento.

Bom, depois de baixado, descompacte no local desejado, e aqui o processo se bifurca entre os usuários Windows e Linux (são os dois sistemas para os quais posso dar suporte).

Windows

A configuração do FOX Toolkit no Windows que será explicada aqui refere-se ao uso com o Microsoft Visual Studio 2005. Para quem utiliza o MinGW/MSYS ou Cygwin (ambos ports do gcc para Windows), as instruções são semelhantes à configuração no Linux.

Eu normalmente recomendo descompactar em C:\, porque o acesso é mais rápido. C:\Arquivos de programas também é interessante, pois algumas bibliotecas que têm instalador vão pra lá; colocar o FOX Toolkit junto delas fica mais organizado. Utilizarei a notação FOX_DIR para me referir ao diretório onde foi descompactado o arquivo.

Em FOX_DIR\windows\vcpp existe um workspace do MSVC 6.0 (o antigão mesmo) chamado win32.dsw. Abra esse arquivo. Se você usa uma versão posterior, ele vai perguntar se deseja converter para a versão mais nova (que nem se chama mais Workspace, mas Solution; entretanto, vou utilizar aqui o termo workspace, pois estou acostumado a ele e por ser o termo utilizado pela maiorias das IDEs). Apenas diga que sim, tanto para o workspace em si como para todos os projetos que estão dentro dele.

Neste workspace, há um projeto chamado "fox". Clique com o botão direito sobre ele e selecione "Set as Startup Project". Depois mude a configuração de Debug para Release e mande construir a biblioteca em Build -> Build fox. Aguarde um momento enquanto a biblioteca é compilada; não demora muito.



Será então criado um arquivo chamado FOX-1.6.lib em FOX_DIR\lib.

Agora é preciso configurar os diretórios de include e lib, para que o Visual Studio ache os arquivos de cabeçalho do FOX e a biblioteca. Essa é uma parte que eu acho chata quando se usa o Visual Studio, tem que informar quais são os diretórios.

Vá em Tools -> Options... e selecione "VC++ Directories" dentro de "Projects and Solutions". Configure os diretórios conforme as figuras abaixo.



Notem que eu destaquei também o OpenCV (Open Source Computer Vision Library). Essa é uma biblioteca que vem com um instalador para Windows, e se instala em Arquivos de Programas (apenas uma curiosidade).

Pronto! O Visual Studio está configurado para a programação com FOX Toolkit.


Linux


Para quem usa Linux, descompacte de preferência em um diretório sem espaços e de fácil acesso pelo terminal. A instalação é a padrão:

$ ./configure
$ make
# make install

Isso é o suficiente para começar a usar o FOX Toolkit no Linux. Os arquivos se espalham por /usr/local (include, lib, bin, man etc.). Como é um diretório padrão, o gcc encontra os cabeçalhos e bibliotecas naturalmente.

Obs.: Ao contrário do que ocorre no Visual Studio, compilar o FOX com gcc demora bastante...


Um comentário:

Hermes disse...

Excelente, usando o passo a passo acima deu pra configurar com sucesso no visual c++ 2008.