O propósito desse tutorial é ensinar a criar um projeto que utilize o FOX Toolkit.
Vou explicar por que. Quem usa o Visual Studio precisa de uma atenção especial ao criar um projeto. Existem certas peculiaridades no processo.
Criando um projeto no Visual Studio
Na janela New Project, selecione, em Project Type, Win32, dentro de Visual C++. Em Templates, selecione Win32 Project.
Na verdade, nada impede que você selecione Win32 Console Application. A única diferença é que sempre que o programa rodar, vai aparecer um console, além da janela.
Na próxima janela, em Application Settings, marque a caixa "Empty Project".
Depois disso, é preciso configurar algumas opções do Linker. Vá no menu Project -> Properties...
Em Configuration Properties / Linker / Advanced, digite mainCRTStartup em Entry Point. Isso fará com que o linker utilize a função main(), em vez de procurar por WinMain().
Essa configuração só é necessária quando se utiliza o Visual Studio. A próxima é necessária para todos os IDEs.
Linkando com a biblioteca FOX
Obviamente, para poder utilizar as classes do FOX Toolkit, é necessário linkar com a biblioteca.
No Visual Studio, ainda nas propriedades do projeto, na seção Linker / Input, coloque FOX-1.6.lib em Additional Dependencies.
Não importa qual IDE seja utilizado, é necessário configurar o projeto para linkar com a biblioteca do FOX. Isso normalmente é feito nas propriedades do projeto. Só o que muda é que no gcc, não se coloca a extensão do arquivo nem o prefixo lib.
Por exemplo, no Eclipse (que utiliza o gcc), basta informar FOX-1.6. Ao compilar o programa, o Eclipse chama g++ -lFOX-1.6. O próprio linker se encarrega de colocar o prefixo lib e a extensão correta.
Daqui em diante, não vou mais me ater a um IDE específico. Falei sobre o Visual Studio porque ele possui essas peculiaridades, mas a partir daqui o processo é o mesmo para todo mundo.
Vou explicar por que. Quem usa o Visual Studio precisa de uma atenção especial ao criar um projeto. Existem certas peculiaridades no processo.
Criando um projeto no Visual Studio
Na janela New Project, selecione, em Project Type, Win32, dentro de Visual C++. Em Templates, selecione Win32 Project.
Na verdade, nada impede que você selecione Win32 Console Application. A única diferença é que sempre que o programa rodar, vai aparecer um console, além da janela.
Na próxima janela, em Application Settings, marque a caixa "Empty Project".
Depois disso, é preciso configurar algumas opções do Linker. Vá no menu Project -> Properties...
Em Configuration Properties / Linker / Advanced, digite mainCRTStartup em Entry Point. Isso fará com que o linker utilize a função main(), em vez de procurar por WinMain().
Essa configuração só é necessária quando se utiliza o Visual Studio. A próxima é necessária para todos os IDEs.
Linkando com a biblioteca FOX
Obviamente, para poder utilizar as classes do FOX Toolkit, é necessário linkar com a biblioteca.
No Visual Studio, ainda nas propriedades do projeto, na seção Linker / Input, coloque FOX-1.6.lib em Additional Dependencies.
Não importa qual IDE seja utilizado, é necessário configurar o projeto para linkar com a biblioteca do FOX. Isso normalmente é feito nas propriedades do projeto. Só o que muda é que no gcc, não se coloca a extensão do arquivo nem o prefixo lib.
Por exemplo, no Eclipse (que utiliza o gcc), basta informar FOX-1.6. Ao compilar o programa, o Eclipse chama g++ -lFOX-1.6. O próprio linker se encarrega de colocar o prefixo lib e a extensão correta.
Daqui em diante, não vou mais me ater a um IDE específico. Falei sobre o Visual Studio porque ele possui essas peculiaridades, mas a partir daqui o processo é o mesmo para todo mundo.
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